gestão de riscos nas atividades
de movimentação de cargas

A gestão de riscos nas atividades de movimentação de carga é essencial para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores nas mais diversas atividades.

A implementação de um sistema de gestão de riscos de forma prevencionista é a melhor forma de garantir o atendimento normativo, uma vez que é item obrigatório no PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) preconizado na NR-01, assim como outras normas regulamentadoras complementares e normas técnicas.

As organizações que possuem atividades com movimentação de carga devem identificar os riscos, avaliar e implementar um controle adequado para cada um, utilizando um plano de ação adequado.

 

Diante dessa necessidade, a Rigging Brasil oferecer através do programa TSOC o serviço de gestão de riscos, onde utilizamos a metodologia Bow Tie.

auditoria de barreiras de segurança

Através da metodologia Bow Tie de gerenciamento de riscos de segurança por barreiras, representamos graficamente através de um único documento todas informações pertinentes a operação de movimentação de carga com embasamento da NR 11 e NR 12

 

São identificadas de forma clara o evento iniciador (ou evento topo), suas respectivas causas (ou ameaças), suas possíveis consequências e as barreiras existentes que podem atuar tanto na prevenção da ocorrência do evento como na redução da probabilidade ou severidade das consequências.

A auditoria de barreiras de segurança apresenta quatro etapas de trabalho:

1
Levantamento de dados
Através da avaliação operacional, são identificados os eventos topos e as atuais barreiras existentes, apresentando através do diagrama Bow Tie o atual cenário da operação.
2
Validação das barreiras de segurança
Contando com uma equipe multidisciplinar, a Rigging Brasil utiliza embasamento da norma ABNT NBR 12100 e NR 12 na operação de equipamentos de guindar, verificando as atuais barreiras utilizadas pela organização com base nos quatro pilares fundamentais das operações de movimentação de carga – carga, local, recursos e conhecimento operacional, verificando a possibilidade de vulnerabilidade nas barreiras adotadas.
3
Plano de ação
Uma vez encontradas falhas ou omissões que devem ser adotadas para mitigação ou eliminação de riscos, ou seja, itens que possam furar as barreiras de segurança, a Rigging Brasil apresenta um plano de ações que devem ser adotados pela organização.
4
Avaliação da eficácia das barreiras de segurança
Através de auditoria periódica, são realizadas verificações para avaliar a implementação das barreiras propostas pela Rigging Brasil para garantir a segurança nas operações de movimentação de carga e de pessoas.